sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Vice-presidente diz que não havia como prever o colapso no sistema de saúde do Amazonas.

Na manhã desta sexta-feira (15), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que por conta da mutação da Covid-19 que está em circulação no Amazonas, não havia como prever o colapso no sistema de saúde público que ocorreu em Manaus.

Durante a crise de oxigênio que está assolando a capital do Amazonas, parte dos hospitais estão completamente desabastecidos do insumo e pacientes estão morrendo por asfixia, por não terem acesso ao oxigênio.

“Você não tem como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo em Manaus. Totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre”, afirmou Mourão.

Em seu pronunciamento, Mourão defendeu a gestão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“Quando o ministro Pazuello falou de inverno na Amazônia, ele foi ridicularizado. O que é o inverno na Amazônia? A estação das chuvas. Há muita umidade e aumentam os casos de doenças respiratórias. Foi o que aconteceu naquele pico no início da pandemia e está acontecendo de novo.”

Além disso, o vice-presidente ressaltou que “o governo está fazendo o que pode” para resolver o estado de calamidade pública em Manaus.

“Mas eu já falei para vocês: na Amazônia, as coisas não são simples, né? Você tem uma capital como Manaus, que é a cidade mais populosa da Amazônia Ocidental, e que você só chega lá de barco ou avião. Então, qualquer manobra logística, de uma hora para outra, aumenta a quantidade de suprimentos lá…”, destacou.

“A FAB, até anos atrás, tinha Boeing. Mas por problemas no orçamento ela teve que se desafazer. Chega nessa hora e a gente vê que não pode deixar que a nossa última reserva, que são as Forças Armadas, sem terem a sua capacidade.”

O vice-presidente fez referência a um Boeing 767 que a Força Aérea Brasileira usava em contrato de Leasing. A aeronave foi devolvida em maio de 2019 por falta de orçamento.


  • Fonte: D24am
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias