Nesta sexta-feira (15), em pronunciamento a apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Governo Federal fez o que podia para o estado do Amazonas. Nesta quinta-feira (14), a cidade de Manaus sofreu um colapso no sistema de saúde com a falta de oxigênio nos hospitais, que levou pacientes a morte.
Durante os últimos dias, houve um alto índice de novos casos de Covid-19 no Amazonas, hospitalizações e mortes pela doença, os cemitérios batem recordes de sepultamentos. Por conta deste cenário, principalmente pelo crescimento exponencial de internações, a quantidade de oxigênio oferecida pelo estado não foi o suficiente para atender a demanda dos pacientes, entrando em colapso.
“Problemas. A gente está sempre fazendo o que tem que fazer. Problema em Manaus. Terrível, o problema em Manaus. Agora, agora, nós fizemos a nossa parte. Recursos, meios. Hoje, as Forças Armadas ‘deslocou’ para lá um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá segunda-feira e providenciou oxigênio”, afirmou o presidente na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.
De acordo com o Ministério da Defesa, as Forças Armadas foram transportadas nesta quinta-feira (14), 50 toneladas de equipamentos e materiais para a montagem de hospital de campanha em Manaus.
ntre os itens estão barracas, equipamentos de ar-condicionado, geradores de energia, móveis e equipamentos hospitalares.
Na fala aos apoiadores, Bolsonaro ainda voltou a defender tratamento com remédios cuja eficácia não é confirmada pela comunidade científica.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação