Na manhã deste sábado (16), o Governo do Estado informou que já foi realizada a transferência de 21 pacientes com Covid-19 do Amazonas para o Maranhão e Piauí. Ao todo serão transferidos 235 pacientes para outros estados
Na manhã desta sexta-feira (15), 9 pacientes foram transferidos para unidades de saúde do Piauí e pela noite mais 12 pacientes foram encaminhados para hospitais do Maranhão. O transporte está sendo realizado através de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo o Ministério da Saúde, estão garantidos de imediato 149 leitos nas outras cidades. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal. O governo do Pará informou que também disponibilizará 30 leitos.
De acordo com o governo, a transferência dos pacientes é realizada por meio da classificação de risco do protocolo de Manchester, estabelecendo as prioridades de atendimento de acordo com a gravidade dos casos.
O paciente que for transferido deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) em estabilidade, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.
O governo informou, ainda, que montou uma força-tarefa de assistência social para atender os familiares das pessoas que estão recebendo tratamento fora do Amazonas.
- Fonte: Secom
- Imagem: Lucas Silva/Secom