Na noite desta segunda-feira (18/01), o governador Wilson Lima pronunciou-se acerca do plano de distribuição das vacinas para o Estado.
Segundo ele, o governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Saúde, estaria agilizando o processo para iniciar a vacinação do primeiro grupo prioritário. A vacina importada pelo Instituto Butantã deverá ser aplicada em duas doses, sendo a segunda 28 dias após a primeira.
“voltei a fazer um apelo pra que houvesse uma sensibilização de destinar a maior quantidade possível de doses para o Amazonas.” disse o governador.
O plano do Governo do Amazonas é que a partir desta terça-feira (19/01) as Secretarias de Saúde de 21 municípios e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) recebam as primeiras doses.
No primeiro momento, a prioridade são os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e a população indígena aldeada maior de 18 anos.
Idosos com mais de 75 anos serão imunizados ainda nessa primeira etapa conforme forem liberadas mais vacinas. Segundo ele, em conversa com o ministro da saúde, mais de 2 milhões de doses vindas da Índia que são da Astrazeneca devem chega ao Brasil ainda esta semana.
Espera-se mais 3 etapas para grupos prioritários que ainda não têm previsão para começar.
Confira no link abaixo o documento completo do Plano Operacional da Campanha de Vacinação, elaborado pela Secretaria de Saúde e a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM):
plano_operacional_de_imunização_covid-19_EKRUygU
A prioridade do Governo do Estado, nesse momento, é executar um plano de logística para garantir que os municípios do interior comecem a aplicação. As Forças Armadas devem atuar fortemente junto ao executivo estadual para transporte da vacina.
A Secretaria de Saúde Estadual conta com uma estrutura de contêineres refrigerados para armazenagem das vacinas e cerca de 440 mil seringas e agulhas em estoque. O Estado adquiriu mais de 1,5 milhão de seringas e agulhas, que serão entregues pelo fornecedor até o dia 25 de janeiro.
Wilson Lima reforçou ainda que as medidas de biossegurança (uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social) devem continuar.
- Fonte: manaus.am.gov / FVS-AM
- Imagem: Arthur Castro/Secom