A Secretaria de Saúde do Amazonas, em nota publicada esta tarde, lamenta as baixas ocorridas por falta de oxigênio no município de Coari.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) afirma que o atraso na entrega dos cilindros se deu por um atraso da fornecedora White Martins. Os cilindros seriam enviados nesta segunda-feira (18/01), de Manaus para Coari. Entretanto, não foi possível levar o oxigênio em voo direto, considerando que o aeroporto da cidade não opera à noite.
A SES-AM ainda informou que “por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da Prefeitura Municipal. Ainda assim, o Governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio.”
A Secretaria de Estado de Saúde não poupou esforços para ajudar o município, enviando os 40 cilindros por transporte aéreo para Tefé, para que de lá a carga fosse transportada de lancha para Coari, onde houve um novo atraso.
“O Estado do Amazonas segue empregando todos os esforços para equacionar a dificuldade de logística e de abastecimento de oxigênio da empresa White Martins. Ao mesmo tempo em que está unindo esforços para transportar cilindros de oxigênio para todo estado.”
Segundo essa mesma nota, entre repasses federais e estaduais para investimento em saúde em 2020, Coari recebeu R$ 17,8 milhões. Somente do FTI, foram R$ 2,3 milhões.
- Fonte: SES-AM
- Imagem: Divulgação.