sábado, outubro 5, 2024

Manaus – “Famoso jeitinho” – Unidades de saúde começam a imunizar grupos prioritários, porém denuncias sobre privilégios a parentes de políticos tomam conta das redes socais.

Com a vacinação de três profissionais da rede pública de saúde, a Prefeitura de Manaus abriu, na manhã desta terça-feira, 19/1, no auditório da sede do Executivo municipal, na Compensa, zona Oeste, a campanha de imunização contra a Covid-19, na capital. O município recebeu 40.072 doses da vacina Coronavac, do total de 256 mil enviadas pelo Ministério da Saúde ao Amazonas.

As doses deverão destinadas primeiramente aos profissionais de saúde da linha de frente no atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A vacinação vai ocorrer, a partir desta quarta-feira, 20, nas próprias unidades de saúde, para onde serão deslocadas as equipes de vacinadores da Divisão de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na tarde desta terça-feira, as doses começaram a ser distribuídas para as 38 unidades de saúde, onde os profissionais serão vacinados. São oito hospitais e prontos-socorros, oito Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), preferenciais para Covid-19.

A quantidade de doses recebida será usada para imunizar 34% dos 56.618 profissionais de saúde da capital. O percentual corresponde a 19.250 profissionais que devem receber duas doses com o intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

De acordo com a secretária, a Semsa está pronta para vacinar até 60 mil pessoas por semana. Cinquenta equipes estão montadas, cada uma com dois vacinadores e dois registradores. O município também já providenciou 1,5 milhão de seringas e tem em estoque 500 mil unidades, além da quantidade de algodão e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) suficientes para a realização de todas as fases da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Na noite de terça-feira, diversas denuncias sobre “fura fila da vacina” foram publicadas nas redes sociais dos manauras.

Entenda o caso:

Saúde – “Covid-19”- Governo do Amazonas emite nota sobre controle das pessoas que recebem doses. CONFIRA!!

Após a viralização de um vídeo da blogueira e Miss Mariana Castillo, assim como a viralização da publicação de duas jovens identificadas como Isa Lins e Gabriela Lins, a população Amazonense se questionou sobre o plano de vacinação até então divulgado.

Notas emitidas pelos orgãos competente, informaram que as envolvidas nos escândalos são médicas, porém, o questionamento é em decorrência da possível data de contratação das mesma.
O Prefeito de Manaus David Almeida, informou que as pessoas que estão sendo vacinadas devem evitar o registro da foto, para não acontecer notícias infundadas.

Veja o vídeo transmitido por live na noite de terça-feira.

https://fb.watch/382_sjlfg2/


  • Texro/Fonte: Andréa Arruda / Semsa
  • Imagem: Dhyeizo Lemos / Semcom

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias