Na manhã desta terça-feira (26/1), o deputado estadual Saullo Vianna (PTB) votou a favor do fim do atual recesso parlamentar, durante a sessão extraordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas, A suspensão do recesso parlamentar foi aprovada por unanimidade.
“Mesmo trabalhando diariamente no combate à Covid-19, esse retorno nos permite deliberar requerimentos e projetos importantes para a sociedade amazonense durante o agravamento da pandemia”, explicou Saullo Vianna.
Ainda durante a sessão desta terça, Saullo Vianna reiterou a cobrança à Casa Civil da Mensagem Governamental que irá destinar recursos do FTI para ações de combate à Covid-19 no interior do Estado.
Na semana passada, Saullo participou da reunião que definiu o repasse de R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 nos 61 municípios. Para a primeira parcela, está previsto valor de R$ 30 milhões. Saullo Vianna, atendendo a pedido de dezenas de prefeitos, havia apresentado um indicativo, dias antes, pedindo que o Governo do Estado adotasse o Repasse Emergencial aos municípios.
Saullo Vianna, também apresentou o Projeto de Lei para dar mais transparência no processo de imunização contra a Covid-19 no Estado do Amazonas. Segundo a iniciativa, a Secretaria de Saúde do Estado e dos Municípios, de forma independente ou em colaboração, promoverão a divulgação, via Diário Oficial do Estado ou Municípios e através das redes sociais, da lista com nomes das pessoas que receberem a primeira dose da vacina.
A lista deve ser divulgada conforme o recebimento de novas doses ou de forma diária nos respectivos diários e redes sociais dos órgãos. A não disponibilização das referidas listas deve ser previamente justificada.
“Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a transparência no processo de imunização, apresentei o projeto, com a criação do Plano Estadual de Transparência, que deverá demonstrar o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado e dos Municípios”, explicou Saullo Vianna.
“Ele se estrutura, especialmente, em torno da elaboração da lista de pessoas vacinadas, tendo como parâmetro os grupos definidos como de maior vulnerabilidade à Covid-19 e/ou com maior potencial de contágio e propagação do vírus em virtude de sua localização laboral, funcional e social”, completou o deputado.
Ontem, o Amazonas atingiu 250.935 casos da doença no Estado, sendo 110.689 em Manaus (44,11%) e 140.246 no interior do Estado (55,89%). O número de óbitos pelo vírus no Estado chega a 7.232 no total, sendo 4.911 óbitos em Manaus e 2.321 no interior. O uso da máscara, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no Estado.
Abertura do Hospital Nilton Lins (HNL)
O deputado estadual Saullo Vianna, marcou presença na solenidade de abertura do Hospital Nilton Lins (HNL), que começou a receber pacientes a partir desta terça-feira (26/01). A reabertura foi comandada pelo governador Wilson Lima, acompanhado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O hospital é referência para atendimento de pacientes com Covid-19, transferidos de outras unidades por meio do sistema de regulação.
“É muito importante que seja oferecido mais este espaço para os pacientes de Manaus e os que vierem removidos do interior do Estado. E é um espaço onde já funcionava o hospital, então os custos foram reduzidos. Penso que é assim, unindo forças e trabalhando muito, nós conseguiremos vencer esta guerra contra o Coronavírus”, afirmou Saullo Vianna.
Nesta quarta-feira (27/01), passa a funcionar a enfermaria de campanha montada pelo Exército na área externa do Hospital Delphina Aziz, com 50 leitos clínicos. O local recebeu duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Ministério da Saúde (MS). As duas usinas instaladas na unidade têm capacidade de produzir 26m³ de oxigênio por hora, o que é suficiente para atender a enfermaria de campanha.
- Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Saullo Vianna.
- Imagem: Divulgação