Em análise realizada a partir de dados do período de 13 de março a 30 de maio de 2020 (1º. pico), comparados aos do período de 13 de dezembro de 2020 a 2 de fevereiro de 2021 (2º. pico) foi verificado que o maior número de internações decorrentes de Covid-19, no Amazonas, agora são entre pessoas com faixa etária entre 20 e 59 anos, que representam 76% dos novos infectados no Estado.
O diretor-presidente em exercício da FVS-AM, Cristiano Fernandes, alerta que essa é uma mudança com relação ao cenário registrado ano passado.
“Em março, abril e maio do ano passado, estávamos no primeiro pico da doença e a maior proporção de internados era quem tinha 60 anos ou mais. Em 2021, os mais internados são, principalmente, os homens mais jovens”, afirmou.
Em 2020, a maioria das pessoas (81%) que necessitaram de internação em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) apresentavam algum fator de risco. Nesta segunda onda, apenas 64% das pessoas internadas em UTI apresentavam alguma comorbidade.
No momento atual, estão evoluindo para óbito por covid-19 mais pacientes sem comorbidades. Na primeira onda, 70% dos pacientes que evoluíram para óbito apresentavam pelo menos uma comorbidade. Em 2021, essa proporção reduziu para 57%.
Segundo Daniel Barros, assessor da Sala de Situação do Amazonas, instalada na FVS-AM, “possivelmente, a baixa adesão da população mais jovem às medidas de prevenção à covid-19, pela necessidade de trabalho ou não, pode estar relacionada a essa mudança no perfil demográfico dos casos.”
Outro fator citado por ele é a presença de uma nova variante do novo coronavírus no Amazonas, que pode ter maior potencial de gerar casos mais graves, inclusive em pessoas sem comorbidades.
Comparando os dados referentes às duas ondas, expõe também que houve um aumento de internações em menores de 10 anos de idade. Na primeira, 127 internações. Agora, até o momento, 190.
O Estado do Amazonas vive hoje em lockdwon, instaurado pelo governor para conter o número de casos e a superlotação do sistema de saúde.
- Fonte: FVS-AM / Toda Hora
- Imagem: Agência Brasil