sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Governo do Amazonas já transferiu 3,6 mil pacientes com Covid-19 para outros estados.

A alta demanda por leitos no Estado, decorrente da pandemia do Coronavírus, fez que com o Governo tivesse que enviar pacientes para outros estados para que prosseguissem com o tratamento contra a Covid-19.

Através do Sistema de Regulação, 3.689 pacientes de leitos de menor complexidade foram transferidos para os de maior complexidade, entre 1º de janeiro a 7 de fevereiro – menos de 40 dias.

O transporte de paciente foi feito por vias aéreas e terrestres, tanto para leitos clínicos quanto para leitos de UTI. Alguns dos pacientes foram transferidos do interior para a capital enquanto outros foram recebidos em outras capitais da federação, tendo este último, contado com o apoio do governo federal por meio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a coordenadora do Complexo Regulador, Keila do Valle, do total de remoções, 163 são oriundas da UTI, destinadas do interior para a capital.

Keila afirma que não é tão simples fazer uma remoção do interior para a capital. Além das dificuldades de estrutura encontradas nos municípios e a condição geográfica, o quadro clínico do paciente também é avaliado de forma rigorosa para evitar que seu quadro se agrave durante o transporte. Nas cidades onde não há pista de pouso, por exemplo, é necessário o uso de hidroavião equipada com suporte de UTI.

Também existem critérios para a remoção de pacientes da rede privada para a rede pública. “Agora, no período de pandemia, recebemos muitas solicitações para retirar o paciente do leito da unidade privada para mandar para o leito público, porque o paciente não tinha condições de continuar arcando com as despesas do hospital”, explicou Keila.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias