Seguindo denúncias de que vários animais estavam sendo abandonados e procriando desenfreadamente na feira do Coroado, o defensor Amauri Gomes e sua equipe foram até o local averiguar a situação.
Lá depararam-se com a dura realidade enfrentando pelos animais, que estão sujeitos à doenças e ao abandono.
A equipe iniciou, então, o protocolo CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) afim de controlar a população dos animais. Em parceria com a ONG SOS Pet Manaus, a intenção é castrar 5 animais por semana, porém, não contam com tantos recursos financeiros e vêm a público pedir ajuda à população manauara.
Segundo Amauri, será realizado um trabalho de aproximadamente 1 mês para sanar os problemas de procriação de animais da feira do Coroado. Os animais serão castrados, vacinados e retornarão ao local de origem, por não ter espaço suficiente em abrigos para todos.
As doações podem ser feitas entrando em contato com o defensor através do Instagram: amaurigome.am
Leis de proteção aos animais
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.
Há também uma legislação municipal quanto ao abandono de animais. É crime previsto pela lei municipal n° 160/2018 sob pena de multa aplicada aos responsáveis no valor de R$ 2,5 mil
- Fonte: Redação Portal Manaós.
- Imagem: Divulgação