A variante que assolou o Estado do Amazonas já afeta, também, o Peru. O país tem apresentado um aumento substancial de casos de Covid-19 desde janeiro, ampliando a quarentena em cidades que apresentam risco extremo de contaminação.
Além dessa mutação, a variante britânica do Coronavírus também já está em circulação no país.
Depois do Brasil, o Peru é o país mais atingido pela Covid-19 na América Latina e os infectados continuam a aumentar, em parte devido a um sistema de saúde que entrou em colapso diante da emergência hospitalar e também pelas medidas de segurança inadequadas para garantir a higiene e o distanciamento, especialmente nos setores mais pobres da população.
A falta de oxigênio
A preocupação da Ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, é que, como consequência desse aumento, possa haver déficit de oxigênio medicinal que chega a 110 toneladas por dia em todo o país. Os hospitais registram um aumento de 300% na procura por oxigênio. A demanda é de 510 toneladas por dia, mas há apenas 400 toneladas disponíveis. Até o momento, não há registro de mortes por falta do produto.
A exemplo do Amazonas, o governo peruano recorrerá à iniciativa privada para importar o insumo e as empresas peruanas também auxiliarão na produção em parceria com o governo.
- Fonte: Jornal Coreo
- Imagem: AFP/AFP Photo