Uma Comissão Especial Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Amazonas Energia foi apresentada nesta terça-feira(16) pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC). Segundo ele, a comissão irá apurar “as práticas abusivas cometidas pela empresa, como cortes indevidos do fornecimento de energia elétrica durante o estado de calamidade pública na cidade de Manaus, bem como o descumprimento criminoso de decisões judiciais”, destacou o vereador em seu discurso na CMM.
Segundo o vereador, a criação da CPI é necessária devido a Amazonas Energia ocupar o primeiro lugar no ranking das empresas mais reclamadas perante o Procon Amazonas, pelo segundo ano consecutivo.
A Amazonas Energia tem descumprido, sistematicamente, o artigo 1º da Lei Estadual nº 5.143/2020 e artigo 2º da Lei Estadual nº 5.145/2020 e decisão judicial em sede de ação coletiva, mesmo sendo denunciada pelas pessoas em redes sociais e veículos de comunicação.
As leis estaduais proíbem a suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência das unidades consumidoras de fornecimento residencial e de serviços essenciais, enquanto durar a pandemia e o estado de emergência.
“Vamos enquadrá-los. Peço a criação da CPI e que ela não termine em pizza. Acabou a brincadeira da Amazonas Energia com a população”, concluiu.
- Portal O Poder
- Imagem: Divulgação