Os sistemas de monitoramento de dados sobre a Covid-19, utilizados pela Prefeitura de Manaus, estão servindo de base para uma pesquisa de cooperação internacional, que pretende avaliar a eficácia das vacinas utilizadas na imunização da população manauara contra o novo coronavírus, o Sars-Cov-2.
O estudo, primeiro a ser realizado no Brasil com este objetivo e vai comparar os 67 mil trabalhadores da saúde, vacinados e não vacinados, que atuam em Manaus, para verificar, ao longo de dois anos, o quanto a vacina CoronaVac, é eficaz contra o novo coronavírus e sobre a nova variante (P1), descoberta recentemente no Amazonas por pesquisadores da Fiocruz.
O estudo mostra sua importância visto que o Amazonas é o estado que mais vacinou dentre todos os outros da Federação, servindo de referência tanto para a campanha de imunização quanto para estudos aprofundados sobre a evolução do vírus.
Júlio Croda, infectologista vinculado à Fiocruz, destaca que o estudo deve ajudar organismos de assistência e pesquisa nacionais e estrangeiras a responder qual o impacto da vacina no que diz respeito à proteção das pessoas. Segundo o pesquisador, os trabalhos tiveram início no último dia 10 e devem gerar um resultado parcial até o final deste mês.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Fabrício Alexandre / Portal Manaós