Cerca de 120 mil pessoas já foram atingidas pelas enchentes geradas após o transbordamento de rios no Acre. Em Sena Madureira, uma estrada foi coberta por água, e segundo o governo local, a cidade pode enfrentar desabastecimento.
A estimativa atual é que o número de famílias atingidas tenha saltado de ontem (29 mil) para hoje chegando a 32.334. Dessas, 4.400 estão desalojadas e 2.027, desabrigadas.
Há um alto risco de um outro rio, Iaco, também transbordar, o que pode aumentar o número de desabrigados. A cidade ainda é cortada por outros dois rios que já transbordaram: o Envira e o Tarauacá.
Além disso, a Covid-19 ainda é uma grande ameaça, as cidades apresentam um grande crescimento no número de casos e internações no sistema público de saúde, o Acre enfrenta um surto de dengue e sofre com a crise migratória na fronteira com o Peru.
Por conta da situação caótica, a campanha #SOSAcre foi lançada na internet para que pessoas de todo o país possam realizar doações, alcançando até mesmo o engajamento de artistas pela causa acreana.
As doações para ajudar o Acre podem ser feitas diretamente à Associação do Ministério Público do Estado. Os dados bancários são:
- Banco do Brasil Agência
- 35505 Conta
- Corrente: 100-7
- Fonte: Uol
- Imagem: Divulgação / Marcos Vicente – Secom