A bancada federal do Amazonas protocolo no Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (23), um decreto que derruba a redução de imposto na importação de bicicletas. A medida assinada pelo presidente da república afetaria cerca de 5 mil trabalhadores do Polo Industrial de Manaus.
Economia – Decreto presidencial ameaça 5 mil trabalhadores do Polo Industrial de Manaus.
Pelo decreto atual, publicado no Diário Oficial da União, o governo pretende reduzir o imposto que atualmente é de 35%, gradativamente para 30% em março; 25% em julho e 20% em dezembro de 2021.
Eduardo Braga (MDB), autor da matéria, ressalta que a medida do governo coloca em risco o setor em Manaus por causa do evidente incentivo da substituição de um produto interno pela importação.
“Não se trata, aqui, simplesmente de proteger os produtores nacionais da competição. O próprio setor já propôs a redução escalonada das tarifas de importação de bicicletas, desde que condicionada a um conjunto de melhorias no ambiente de negócios do país, inclusive por meio de simplificação tributária e do aumento da eficiência aduaneira e logística”, justifica o senador.
- Fonte: O Poder
- Imagem: Divulgação