O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse, durante reunião em Brasília (DF), com a participação do governador Wilson Lima, que a pavimentação dos primeiros 52 quilômetros da BR-319 iniciará no segundo semestre de 2021. O projeto para obras em outros 405 quilômetros, conhecidos como o trecho do “meião”, está na fase de licenciamento ambiental.
Durante os piores momentos da pandemia da Covid-19 no começo do ano, o estado enfrentou dificuldades para receber insumos por meio terrestre, evidenciando a importância da rodovia para interligar o Amazonas ao restante do país, afirmou o governador.
Portanto, em ação conjunta com o Governo Federal, o Governo do Estado vem trabalhando nas ações de proteção ambiental, visando o desenvolvimento sustentável da região, enquanto o Ministério de Infraestrutura planeja a execução das obras. Segundo Tarcísio de Freitas, os primeiros 52 quilômetros já estão contratados, e a empresa já está se mobilizando com a responsabilidade de desenvolver o projeto executivo e realizar a obra.
Ainda, segundo ele, um estudo de impacto ambiental já foi protocolado e analisado para adquirir licenciamento ambiental para os outros 405 quilômetros a serem asfaltados.
O projeto de pavimentação da BR-319 é alvo de polêmicas e impasses desde sua construção a década de 70. A ação do Ministério divide opiniões quanto ao real impacto que a região poderá sofrer com a retomada das obras e da interferência humana.
- Fonte: Secom
- Imagem: PM Fearnside