No dia 18, uma criança de apenas 6 anos, deu entrada no hospital Dr. Hamilton Cidade, em Manicoré, após sofrer um acidente de moto com pai, que também foi internado. O menino que estava com o braço quebrado permaneceu dois dias sem o devido atendimento médico, quando, por volta de 21h30 do dia 20, foi levado para realizar a imobilização do membro.
A mãe conta que o médico aplicou três anestesias locais antes de enfaixar o braço do menino, porém, ao perceber que ele continuava acordado e com dor, aplicou uma quarta anestesia, geral.
Ainda segundo a mãe, que acompanhou todo o procedimento, o menino foi perdendo alguns sinais vitais.
“Vi o pezinho dele ficar branco, branco. Depois toquei no coração dele, senti ficando fraco e quando eu falei para o médico, ele verificou que a boca dele estava ficando roxa e aí começou a fazer uma massagem para tentar reanimá-lo”, disse aos prantos.
“Meu filho era um menino alegre. Todo mundo o conhecia. Pode vir aqui e perguntar. As enfermeiras que o atenderam sempre o viam radiante, feliz, confiante que tudo ia dar certo”, desabafou. “Eu quero justiça pelo meu filho. Meu filho merece justiça”.
A promotoria de Justiça de Manicoré instaurou Notícia de Fato para apurar a morte da criança, abrindo, assim, uma investigação dentro do Ministério Público. Este por sua vez, oficiou à oficiou a Delegacia de Polícia de Manicoré para que relate as medidas adotadas pelo hospital no prazo de 15 dias, e à secretaria municipal de Saúde para que preste as informações dos procedimentos adotados no atendimento à criança, no mesmo prazo.
- Fonte: Assessoria de Comunicação do MP / G1
- Imagem: Divulgação / Istock