O governador Wilson Lima embarcou, na madrugada desta sexta-feira (26/02), para os municípios de Boca do Acre, Eirunepé e Guajará. Junto à comitiva do Governo do Estado, a intenção da viagem é viabilizar ajuda humanitárias às famílias que foram afetadas severamente pelas cheias dos rios.
Além do período das enchentes, a população ainda enfrenta a pandemia da Covid-19 e aumento no número de casos de dengue, devido ao clima quente e úmido que proporciona a proliferação do mosquito.
Portanto, o governador entregou, em sua visita aos municípios, cartões do Auxílio Estadual e a antecipação do Merenda em Casa. Além disso, o governo articula apoio às prefeituras para aquisição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
O governador também embarcou com uma remessa de vacinas contra a Covid-19, Eirunepé receberá 760 doses, sendo 180 do tipo CoronaVac, do Instituto Butantan; e 580 da AstraZeneca (Oxford). Para Boca do Acre foram destinadas 1.640 doses; e outras 530 para Guajará, sendo CoronaVac para os dois municípios.
O aumento do volume de chuvas, com o período sazonal, tem sido acompanhado diariamente pela Defesa Civil do Amazonas, através de monitoramento das nove calhas de rios que compõem o Estado (Alto Solimões, Triângulo – Juruá, Jutaí e Solimões -, Purus, Alto Juruá, Madeira, Alto Rio Negro, Rio Negro e Solimões, Médio Amazonas e Baixo Amazonas).
- Fonte: Secom
- Imagem: Lucas Silva / Secom