sexta-feira, novembro 22, 2024

Manaus – Procon notifica academia após denúncias de irregularidades feitas por alunos.

Vários consumidores de uma academia em Manaus relataram a dificuldade no cancelamento da matrícula durante o período em que os estabelecimentos estiveram fechados. O Procon-AM seguiu as denúncias e, nesta segunda-feira (01), o local foi autuado. A empresa deve apresentar resposta ao órgão em até dez dias corridos.

No documento, o Procon-AM pede informações sobre a suspensão de planos durante a vigência do Decreto de restrição de pessoas, que determinou o fechamento temporário das academias, como forma de evitar o aumento do número de casos de Covid-19 no Amazonas.

Além disso, foi solicitado que a empresa comprove a disponibilização de canais de atendimento ao público, em especial os destinados ao cancelamento de matrículas.

Segundo Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, os consumidores tentavam efetuar o cancelamento e não recebiam resposta. “Baseado nisso, queremos saber o que a academia fará para diminuir o prejuízo financeiro que os clientes tiveram nesse período. Isso também vale para outras academias” disse ele.

Caso seja comprovada a má prestação de serviços, o estabelecimento poderá ser multado (em valor a ser definido).

Atendimentos presenciais suspensos – O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os atendimentos na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, seguem suspensos. A medida foi tomada em cumprimento ao Decreto nº 43.271, de 6 de janeiro de 2021.

Neste período, os servidores do Procon-AM, que estão em regime de teletrabalho, realizam atendimentos somente pelo site http://www.procon.am.gov.br e pelos e-mails institucionais [email protected] (denúncias) e [email protected] (reclamações e dúvidas).

Os consumidores também podem entrar em contato por meio do 3215-4015, em funcionamento das 8h às 17h.

As reclamações registradas por e-mail devem ser acompanhadas de cópias dos documentos pessoais do consumidor, de comprovante de residência e de todo e qualquer documento que esteja relacionado à reclamação, como prints, cupom fiscal, fatura contestada, contrato celebrado entre as partes e afins.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Divulgação / Live

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