Durante a tarde de ontem (02), motoristas de aplicativo reuniram-se em uma carreata para protestar contra o aumento abusivo no valor da gasolina e cobraram medidas do governo estadual para amenizar o custo do combustível diante da recessão econômica. O ato teve concentração nas avenidas Djalma Batista, André Araújo e na bola do produtor.
⚠️Manifestação na Av Djalma Batista, motoristas de aplicativo fazem buzinaço pela via⚠️ pic.twitter.com/Y9V8izzUwj
— Trânsito Manaus (@TransitoManaus) March 2, 2021
Quinto aumento anunciado pela Petrobras
Ontem, o aumento anunciado pela Petrobras no final de semana entrou em vigor. Já é a quinta vez que o valor dos combustíveis passa por reajuste, dessa vez, o litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro, seu valor, para as distribuidoras, passa a ser R$ 2,60. O óleo diesel passou a ser R$ 2,71.
Em Manaus, o preço da gasolina ultrapassa R$5 em quase todos os postos. No interior, o combustível chegou a R$7 o litro. Isso ocorre em um momento delicado em que muitas pessoas estão vulneráveis, enfrentando os efeitos da crise sanitária refletidos, agora, na economia.
Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), já correm indicativos e propostas para isenção dos impostos estaduais sobre os combustíveis. A proposta do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) é que o ICMS seja desonerado por dois meses, no mesmo molde que o presidente Jair Bolsonaro desonerou o PIS/Cofins (tributos federais) dos combustíveis. A medida visa frear o aumento da gasolina, óleo diesel, etanol, bem como gás de cozinha.
- Fontte: Redação Portal Manaós
- Imagem: Divulgação / Jonathan Klisman/Rede Amazônica / Nainy Castelo Branco




