sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – Vereadores tem um dia para prestar explicações ao TRE-AM sobre suposta fraude a cota de gênero.

O espaço político ocupado por mulheres é significantemente baixo e por inúmeras vezes, ao ocupar cargos no legislativo ou no executivo, sofrem agressões morais e até mesmo físicas, como no caso da deputada Isa Pena, que foi assediada por outro parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Reflexo do menosprezo pela voz de mulheres, que atuam com determinação na política, é a ocupação indevida da cota de gênero dos partidos. Existem regras que procuram estimular a participação feminina nos partidos, alguns recorrem ilegalmente às “candidatas laranjas”, que concorrem apenas para cumprir a cota no papel e não recebem recursos de campanha.

No caso dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus, Isaac Tayah, ex-vereador que foi derrotado nas eleições de 2020, moveu uma ação no TRE-AM alegando suposta fraude na cota de gênero contra Dione Carvalho, Joelson Silva e Ivo Neto, eleitos pelo Patriota, e François (PV).

Quanto ao pedido de liminar, o TRE-AM, na pessoa do juiz Rogério José da Costa Vieira, da 1ª Zona Eleitoral, acautelou-se e determinou a intimação dos vereadores no prazo de um dia.

O ex-vereador também havia notificado o TRE-AM com uma ação contra os vereadores Carpê Andrade, João Carlos e Márcio Tavares, todos do Republicanos, que foi recebida pelo mesmo juiz do caso, conforme publicação do TRE do início do mês.


  • Fonte: Beatriz Trindade – Redação Portal Manaós / O Poder
  • Imagem: Divulgação

 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias