O Governo do Amazonas reconheceu, na sexta-feira (5), a situação de emergência nos municípios de Ipixuna, Guajará, Eirunepé, Itamarati e Envira. As prefeituras já haviam emitido alertas por conta das enchentes, que foram reconhecidos pelo Governo do Amazonas.
Wilson Lima decretou o período de emergência da seguinte maneira:
- Ipixuna: 90 dias. Segundo a Prefeitura, o rio Juruá chegou a marca de 13,61 metros. Ao todo, 3.455 famílias já foram atingidas.
- Guajará: 180 dias
- Eirunepé: 90 dias. A cota dos rios Juruá e Ipixuna ultrapassou a marca histórica de 1986, que era de 17 metros. Segundo o chefe da defesa civil municipal, Rondinele Martins, a cidade sofre com desabastecimento e mais de 2.700 famílias foram afetadas, cerca de 12 mil pessoas no total.
- Itamarati: 180 dias
- Envira: 60 dias
Boca do Acre também segue em situação crítica. Segundo a Defesa Civil da cidade, o rio chegou a 20,60 metros. O número de pessoas afetadas pela cheia passa de 17,9 mil.
O governador Wilson Lima esteve presente no município realizando a entrega de 34 toneladas de alimentos; 500 botijas de gás; mil galões de água mineral; três caminhões pipa e quatro embarcações de médio porte para suporte na logística de transporte.
- Fonte: G1
- Imagem: Defesa Civil / Alexandre Cruz Noronha/Amazônia Real