Os bastidores da política estão em movimento no Brasil e já apresenta divisões, dicussões sobre as eleições de 2022 nesta segunda – feira (8) de março de 2021.
No Twitter …
Lula
“A decisão que hoje afirma a incompetência da Justiça Federal de Curitiba é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica.”
Leia a íntegra da nota da defesa do ex-presidente Lula. #equipeLula https://t.co/s82EPSXuzL
— Lula (@LulaOficial) March 8, 2021
O presidente Jair Bolsonaro até o momento da finalização da matéria ainda não havia se posicionado. Já o presidente da bancada do Congresso Brasileiro Arthur Lira declarou:
Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 8, 2021
A presidente do Partido dos Trabalhadores PT – Gleise Hoffmann, ainda não se pronunciou pelo Twitter
Estamos aguardando a análise juridica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso, que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 8, 2021
Ainda é cedo para prever como será composto o possível pleito eleitoral de 2022. Já circula rumores que o presidente Bolsonaro (ainda sem partido), possa realizar filiação junto ao partido PMB (Partido da Mulher Brasileira).
“Estou namorando outro partido, onde eu seria dono dele, como alternativa, se não sair o Aliança, você está entendendo? Não é como quando você está namorando um cara e, se der errado, vou namorar aquele outro. Não é isso, não. Na política, eu tenho que ficar ligado. Então há a possibilidade de eu ter outro partido.”, disse o presidente à apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.
De acordo com as especulações, o presidente busca apoio de diversos partidos. Porém, com o PMB, foi Suêd Haidar, a presidente do partido, quem procurou o chefe do executivo para retomar as negociações.
O que muda?
Por ora, no entanto, Lula está fora do alcance da Lei da Ficha Limpa, e analisar o que isso significa para o jogo político para as eleições presidenciais de 2022 não é mais um exercício desvairado e sem sentido — como parecia ser até ontem. O fato concreto é: Agora Lula está no páreo aleitoral e pensar sobre o resultado da eleição de 2018, onde Bolsonaro ganhou com % pouca coisa a mais, a aproximação do ex presidente Lula ocasiona um tsunami nas próximas pesquisas eleitorais.
No Amazonas…
As movimentações no cenário político do Amazonas apresenta grande parte dos políticos apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro calados. Ainda não se manifestaram.
- Fonte: Redação Portal Manaós Twitter
- Imagem: Divulgação