Durante encontro realizado nesta manhã desta segunda-feira (8/3), com a presença do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do governador do Piauí e representante do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, e do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou o início da produção em larga escala da vacina Covid-19.
A primeira linha em funcionamento hoje (09), está produzindo cerca de 300 mil doses por dia. A instituição planeja complementar a produção com mais uma linha até o final de março para alcançar a marca de um milhão de doses por dia.
Contudo, a Anvisa ainda precisa aprovar o registro definitivo da vacina para que esta seja destruída para toda a população acima de 18 anos. O documento foi enviado na manhã de ontem, (08) junto com o requerimento para a liberação do primeiro lote.
Por isso, até 31 de março, só poderão ser consideradas aptas para entrega ao PNI a produção realizada, no mínimo, 15 dias antes – tempo necessário para realizar os testes de estabilidade e esterilidade das vacinas . As demais doses produzidas em março só serão entregues no mês seguinte. Em abril, já vai haver um fluxo contínuo de produção e entregas semanais das doses produzidas duas semanas antes.
Cada lote de vacinas produzido ainda precisa passar por testes de controle de qualidade, que verificam a estabilidade e a . Esse é um processo comum para produção de qualquer vacina. Esses testes levam, em média, de 15 a 20 dias. Desta forma, as vacinas que serão produzidas esta semana serão liberadas em até 20 dias, a depender da conclusão desses testes, e assim, sucessivamente.
Até o momento, já foram fornecidas quatro milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, e preparadas para distribuição pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), das 12 milhões de doses já acordadas com a AstraZeneca.
Além disso, a Fiocruz irá também receber as vacinas do consórcio Covax Facility, o que poderá representar cerca de 2,9 milhões de doses de vacinas prontas ainda em março.
As vacinas que serão produzidas esta semana serão liberadas em até 20 dias, a depender da conclusão desses testes, e assim, sucessivamente.
- Fonte: Fiocruz
- Imagem: Divulgação