Até terça-feira, o maior número de óbitos por Covid-19 em todo o Brasil havia sido 1.972. Segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), nesta quarta-feira (10), o Brasil registrou 2.286 mortes pela doença, totalizando 270 mil vítimas da Covid-19 e do descaso com a saúde pública. Este é o maior aumento diário em toda a pandemia.
UTIS lotadas e o iminente colapso
Segundo o boletim da Fiocruz, 25 de 27 capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos iguais ou superiores a 80%, sendo 15 delas superiores a 90%.
Os números estão cada dia mais alarmantes e a campanha de vacinação ainda não alcançou o ritmo esperado para conter o aumento no número de casos, tampouco o Governo Federal exerceu seu papel para impor medidas de segurança contra a Covid-19, conforme foi estabelecido pela Fiocruz e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em entrevista ao Portal Manaós, o deputado Zé Ricardo aborda com exclusividade o tema e os motivos da lentidão na campanha de vacinação no Amazons. Confira!
Vacinação
A Fiocruz possui planos para que doses da vacina sejam entregues semanalmente a partir de abril.
Até o momento, 9.013.639 brasileiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, número que representa 4,26% da população
A segunda dose já foi aplicada em 3.166.189 pessoas (1,50% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 12.179.828 doses foram aplicadas em todo o país.
- Fonte: Redação Portal Manaós / Fiocruz
- Imagem: Divulgação / Amanda Perobelli/Reuters