Em um ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima, já cumpriu 18 promessas e deu início ao cumprimento de outras sete, de um total de 41 feitas no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral e em debates e entrevistas da campanha eleitoral.
Entre os governadores dos estados do Norte, Wilson Lima foi o que mais promessas cumpriu no primeiro ano de gestão.
No Brasil, o governador do Amazonas foi o segundo que mais cumpriu, ficou atrás apenas do governador do Ceará, Camilo Santana, que cumpriu 68,42% das promessas.
Na área de saúde, foram cumpridas as promessas de realização de mutirões de atendimento, consultas, exames e cirurgias, e de ampliação do programa de medicamentos de alto custo.
Na área da saúde, o Governo também já iniciou o cumprimento das promessas de revisão de contratos da Susam e fundações, ampliação de leitos psiquiátricos, manutenção de equipes médicas em cidades-polo, e implantação de sistema de informação integrada entre unidades de saúde estaduais.
Nas áreas de educação, desporto e segurança pública, o Governo cumpriu compromissos como a implantação de atividades para jovens em espaços ociosos e de programa de segurança comunitária, com o fortalecimento dos projetos Rede de Vizinhos Protegidos e Escola Segura e Cidadã e ampliou a oferta de educação de tempo integral.
Entre as promessas cumpridas, de acordo com o levantamento, está o cumprimento de planos de cargos e salários de servidores.
Em 2019, um total de 68.781 servidores tiveram reajustes na remuneração, como cumprimento de data-base, promoções, escalonamentos e progressões previstas em planos de cargos.
No primeiro ano de gestão, o governador Wilson Lima também contabiliza o cumprimento de promessas para fomentar a economia, entre as quais o aumento do percentual de compras governamentais de fornecedores do Amazonas.
o início do programa de desenvolvimento de cadeias produtivas; e a definição de um plano de desenvolvimento econômico sustentável, por meio do Plano Plurianual 2020-2023.
Na infraestrutura, o Governo cumpriu com a implantação de um sistema sustentável de pavimentação.
A exigência está sendo feita às empresas vencedoras de licitações para revitalização de estradas e ramais, cujas obras devem contemplar pavimentação, drenagem e todos os itens necessários para que sejam duradouras.
Na área de habitação, já iniciou o cumprimento da promessa de criar e sistematizar cadastro unificado da demanda por habitação de interesse social, ação coordenada por um grupo de trabalho formado pela Superintendência de Habitação e Secretária de Estado de Assistência Social.
- Fonte: Secom.
- FOTOS: Diego Peres / Secom.