segunda-feira, novembro 25, 2024

Internacional – Surto de Covid-19 no Uruguai é causado por “circulação generalizada” de variante, dizem especialistas.

Cientistas do Uruguai anunciaram nesta segunda-feira (22), a “circulação generalizada” da variante P1, encontrada inicialmente no Amazonas e agora presente em sete departamentos do País.

A variantes está possivelmente ligada ao aumento de casos da Covid-19 no país, assim como no Brasil, uma vez que o Uruguai é vizinho da região Sul, a mais afetada pela segunda onda.

O pesquisador Gonzalo Moratorio disse que não se pode fazer uma observação tão linear. “É um fator a ser levado em conta, mas são necessários mais estudos”.

O País vizinho viu os casos da covid-19 dispararem nos últimos dias. A média diária de novos casos ultrapassou o número de 1.5 mil e as mortes se aproximam de 800 em 24h.

Em uma entrevista coletiva concedida pelo Grupo de Trabalho Interagencial em Vigilância do SARS-CoV-2 (GTI), autor do estudo, os especialistas alertaram sobre as constantes mutações do vírus e a propagação geográfica que ele pode atingir. De acordo com um levantamento realizado com 175 amostras positivas enviadas ao Institut Pasteur em Montevidéu, 24 delas foram detectadas como possíveis transportadoras da variante brasileira.

Os sete departamentos onde a cepa foi encontrada são Artigas, Montevidéu, San José, Rocha, Canelones, Río Negro e Salto, embora o número analisado não signifique que se tenha espalhado para o restante do território uruguaio.


  • Fonte: Redação Portal Manaós / Jovem Pan
  • Imagem: Daniel Rodriguez / AFP

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias