sábado, novembro 23, 2024

Saúde – Cientista reforça importância de medidas contra a Covid-19, mesmo com queda no número de internações.

Dados animadores sobre o cenário epidemiológico do Amazonas foram divulgados nesta semana. O número de chamadas por leitos de UTI-Covid zerou e alguns passaram a atender à outras ocorrências nas unidades de saúde.

No entanto, alguns especialistas, a decisão do Governo Estadual em reabrir o comércio não essencial, principalmente de bares e restaurantes foi precipitada e pode trazer riscos a saúde daqueles que ainda não foram vacinados (90% da população).

No começo do ano, durante o pico da segunda onda, mais de 600 pacientes aguardavam na fila de espera por um leito, fazendo com que mais de 500 pacientes fossem transferidos para outros estados. Em dois meses de lockdown, a capital registrou queda significativa no número de casos e internações.

Assim, o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana reforça a importância de manter as medidas de prevenção à Covid-19. Com a aceleração da pandemia, surgimento de novas cepas e lentidão na campanha de vacinação, “é muito importante que as autoridades sanitárias e principalmente a população mantenham todos os cuidados básicos como o uso obrigatório de máscaras, manutenção do distanciamento físico e evitar a qualquer custo as aglomerações”, alertou o epidemiologista.


  • Fonte: Redação Portal Manaós
  • Imagem: Divulgação / Amanda Perobelli/Reuters

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias