A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20), com apoio logístico do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira a Operação Pentaedro do Fogo.
A operação tem com o objetivo de investigar, entre outros ilícitos, práticas de queimada, desmatamento ilegal e usurpação de Terras da União nos municípios de Apuí, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Maués, todos no sul do Amazonas.
Durante a operação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Apuí, quatro no Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, quatro em Novo Aripuanã, dois em Maués, um em Humaitá, um em Porto Velho/RO, um em Alta Floresta/MT, um em Balneário Camboriú/SC e três em Porto União/SC.
Segundo as investigações, após diligências em campo e análise de imagens de satélite pelo sistema Planet, de alta precisão, foram identificados 10.093 focos de incêndio em municípios do sul do Amazonas no período de 01/08/2020 a 20/08/2020. Analisando as propriedades de onde emanaram os focos de incêndio, foram descobertas sobreposições de Cadastro Ambiental Rural (CAR), nas quais um mesmo CAR englobava mais de uma propriedade.
Por meio de análise da sequência temporal das imagens de satélite, foi possível identificar a origem da queimada e, com levantamentos em banco de dados, descobrir a identidade dos responsáveis.
- Fonte: Polícia Federal / Assessoria de Comunicação / Portal O Convergente.
- Imagem: Divulgação.