Após a conclusão da primeira semana da CPI da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração púbica em suas redes sociais como forma de “resposta aos inquisidores” da comissão sobre o chamado tratamento precoce.
“Não encha o saco de quem optou por uma linha diferente da sua, tá ok?”, escreveu na postagem.
Bolsonaro afirma que existem três tipos de médicos: os que receitam cloroquina, os que receitam ivermectina e os que orientam uma pessoa infectada com a Covid-19 a procurar atendimento médico apenas quando sentir falta de ar.
Na CPI, os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich afirmaram que a pressão do governo federal para o uso amplo da cloroquina foi um dos motivos que contribuíram para o desgaste da relação com o Palácio do Planalto.
Queiroga, por sua vez, evitou tecer comentários sobre o tema – em mais de uma ocasião, ao longo das mais de seis horas de depoimento, ressaltou que esta é uma “questão técnica” que está sendo avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Organização Mundial da Saúde, porém, recomenda que a cloroquina e a ivermectina não sejam utilizadas no tratamento da Covid-19.
- Fonte: Agência Senado / G1 / OMS.
- Foto: Divulgação.