O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues, apresentou hoje (26), um requerimento para o presidente Jair Bolsonaro depor na comissão, na condição de testemunha.
“A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, justifica o senador, em seu requerimento.
O senador diz ainda que a principal ponte que seria questionado é o que ele chama de “boicote sistemático à imunização da população”.
“O governo federal deixou de adquirir vacinas da Pfizer em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, atacando a China e a vacina Coronavac, colocando em risco o fornecimento do IFA das duas principais vacinas aplicadas no Brasil”, escreve o vice-presidente da CPI.
Para ser aprovado, o requerimento tem que ir à votação da CPI. Normalmente, os parlamentares que integram a comissão precisam entrar num acordo para pôr esse tipo de solicitação na pauta.
Existe uma divergência entre os parlamentares, pois alguns integrantes acreditam que a CPI não pode convocar chefes de outros poderes, o que na prática impediria a convocação tanto dos governadores quanto dos prefeitos.
- Fonte: CNN / O Convergente.
- Foto: Divulgação.