Através das suas redes sociais, o Ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, confirmou que a Copa América será realizada em território brasileiro, mais precisamente nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e no Distrito Federal, sem público e seguindo os mesmos protocolos contra a COVID-19 da Copa Libertadores.
Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O 🇧🇷 que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana,sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público.
— Ministro Luiz Ramos (@MinLuizRamos) June 1, 2021
A decisão governamental de receber o torneio que se inicia dia 13 de junho tem sido alvo de críticas de grande parte da imprensa e dos profissionais da saúde, visto que a pandemia no Brasil se encontra em crescente número de casos e de mortes, além do demorado processo de vacinação.
No início da semana, diante da possibilidade do país sediar a competição, o narrador Luís Roberto do SporTV criticou veemente o governo Bolsonaro ao afirmar que essa situação se trata de um “tapa na cara” dos brasileiros à medida que vivenciamos uma “pandemia descontrolada”. Ao final do discurso o jornalista ainda enfatizou a disparidade no tempo de resposta aos pedidos da Conmebol para sediar a Copa América e da Pfizer para negociar a compra de vacinas.
Vale ressaltar que somando os dados dos estados selecionados para receber o torneio, os números já passam de 85 mil mortes e 2,3 milhões de casos registrados.
- Fonte: UOL / G1.