Na noite desta quinta-feira, 03/06, o último carregamento de três lotes da vacina contra a COVID-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Desembarcou na cidade paulista o total de 527 mil doses, as quais somadas às outras remessas, que chegaram em solo brasileiro nesta terça (1º) e nesta quarta (2), totalizam 2,3 milhões de doses do imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde o final do mês de abril mais de 5,8 milhões de doses foram entregues pela instituição farmacêutica. Dentre essas, cerca de 3,5 milhões já foram distribuídas aos Estados brasileiros e ao Distrito Federal.
O Ministério da Saúde registrou o momento de chegada da vacinas e postou em suas redes sociais:
Pousou!🛬💉
Acaba de chegar ao aeroporto de Viracopos (SP), o voo com mais 527 mil doses da vacina #COVID19 da Pfizer!▶️É o 3º carregamento da fabricante que chega dos EUA nos últimos três dias. Os outros dois, com 936 mil doses, cada, chegaram na terça (1º) e na quarta (2). pic.twitter.com/ongGl1zRTf
— Ministério da Saúde (@minsaude) June 3, 2021
Todavia, a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo comunicou em nota oficial que ainda não recebeu nenhuma dose das vacinas da Pfizer que chegaram ao Aeroporto de Viracopos nesta quarta-feira (2). Consoante o órgão, sem a entrega, o cronograma de vacinação pode sofrer prejuízo.
“A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo informa que não recebeu nenhuma dose das vacinas da Pfizer que chegaram ontem dos Estados Unidos no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Como o Ministério da Saúde está de folga no feriado, o governo paulista sequer recebeu uma explicação para o atraso. Sem a entrega que estava prevista, o cronograma de vacinação pode sofrer prejuízo”, diz o comunicado.
- Fonte: Ministério da Saúde / G1.