Nesta segunda-feira (7), o Ministro da Justiça, Anderson Torres, informou em suas redes sociais ter autorizado o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para Manaus. E nesta terça-feira (8), uma portaria do Diário Oficial confirmou o envio de tropas pelo período de 30 dias – com possibilidade de ser prorrogado.
Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus.
O planejamento operacional está sendo definido pela Senasp, do @JusticaGovBR.— Anderson Torres (@andersongtorres) June 7, 2021
A capital amazonense enfrenta uma forte onda de ataques desde sábado (5), com a queima de veículos e depredações de vários locais. Mais cedo, nesta segunda, o governador do estado, Wilson Lima (PSC), informou ter pedido a presença da Força Nacional.
O Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Roberto Cidade (PV), agradeceu ao Presidente da República, Jair Bolsonaro e ao Ministro da Justiça, Anderson Torres pela permissão de envio da tropa.
“Recebi a informação agora há pouco, de que foi autorizada a vinda da Força Nacional para ajudar o Amazonas nesse momento tão difícil, em que o crime organizado toma conta da cidade e espalha o pânico às famílias amazonenses”, disse.
De acordo com o presidente , após a chegada da tropa nacional será possível combater os ataques e devolver a paz e a ordem para Manaus e as cidades do interior.
Segundo Anderson Torres, o planejamento operacional será definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.
- Fonte: G1 / CNN.