segunda-feira, novembro 25, 2024

Cultura – Três espaços culturais de Manaus, fechados por conta da pandemia, serão reabertos nesta semana. CONFIRA!!

Na próxima terça-feira (15), mais três espaços culturais retomam as atividades em Manaus: Galeria do Largo e Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial. As portas serão abertas para visitação turística com novas exposições e seguindo os protocolos em prevenção à Covid-19.

Segundo o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz, o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça também voltam a funcionar para visitas a partir de 15 de junho. Ele explica que, neste caso, as atividades ficaram suspensas durante uma semana para avaliação, uma vez que a proposta é reabrir os equipamentos gradativamente.

“Estamos reabrindo os espaços aos poucos, para receber o público com a qualidade e segurança. É um momento de avaliação do cenário, então estamos agindo conforme os protocolos de saúde”, disse.

Os patrimônios culturais passaram pelo processo de sanitização e possuem álcool em gel disponíveis em locais estratégicos. Uso obrigatório de máscara, distanciamento social de 1,5 metros e medição de temperatura são alguns dos procedimentos adotados. Também fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

Galeria do Largo: 

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo foi criado visando receber exposições de diferentes artistas, da capital e interior, relacionados às artes visuais, englobando a arte clássica, urbana e contemporânea.

Foi inaugurado no dia 4 de novembro de 2005, durante o “2° Amazonas Film Festival”, quando ocorreu, no local, uma exposição de cartazes de filmes históricos do cinema nacional.

Desta vez, as manifestações artísticas da “Coletiva 20.21”, como grafite, instalação, mural de desenhos, tambores do maracatu e desenho, marcam a abertura da casa após seis meses fechada por conta das medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Galeria do Largo - Avaliações de viajantes - Galeria do Largo - Tripadvisor

Casa das Artes:

A Casa das Artes foi inaugurada em 21 de setembro de 2004, com o objetivo de oferecer múltiplas atividades culturais para a sociedade, valorizando e criando produções artísticas espontâneas.

Funciona em uma das casas mais antigas do Largo de São Sebastião. Nela, morou por mais de 40 anos o Dr. Thaumaturgo de Albuquerque Sapha, advogado, delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários e Procurador Federal (IAPI).

Atualmente, na Casa das Artes, se estabelece a administração do Centro Cultural Largo de São Sebastião. O espaço também recebe exposições temporárias e, no mês de dezembro, é transformada na Casa do Papai Noel.

Nessa nova fase, o espaço trará as exposições: “Pandeart – Patologia Estética da Loucura em Tempos de Crise”, de Hely Pinto, “Miscelânea: Desenhos Digitais”, de Paola Honda Castro, projetos contemplados no edital Prêmio Feliciano Lana, “Natureza Humana”, de Rosemberg Prado, além de obras do acervo da Galeria do Largo, assinadas por artistas como Adalmir Chixaro, Raiz e Curumiz.

Casa das Artes (Manaus) - ATUALIZADO 2021 O que saber antes de ir - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA):

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) foi inaugurado em maio de 2007. É um espaço que visa valorizar, difundir e disseminar as informações geradas e produzidas sobre os países da Amazônia Continental, formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e a Guiana Francesa.

O CCPA dispõe de uma cúpula com cerca de 150 lugares e um auditório com capacidade para 70 pessoas, além de uma ampla arena de espetáculos com capacidade para 17 mil pessoas sentadas. Na parte superior externa do prédio são encontrados os registros de ícones rupestres representativos de diversos países amazônicos.

No atual roteiro do local,  o público circula por exposições como ‘Cultura em Movimento”, uma viagem pela história do Amazonas em diversos segmentos artísticos; “Os Filhos da Nossa Terra”, na qual sob uma cúpula confeccionada em fibra de arumã estão expostas 19 estátuas em tamanho natural, assinadas pelo artista plástico Felipe Lettersten; “Bestiari Venatio Animallia”, de Turenko Beça, que faz um paralelo da fauna e lendas amazônicas com os antigos bestiários medievais.

Centros Culturais | Viva Manaus


  • Fonte: SEC / Secom / d24am.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias