O mutirão de vacinação em Manaus, realizado entre sábado (12) e domingo (13), teve mais de 140 mil pessoas imunizadas contra a Covid-19, segundo balanço da Prefeitura de Manaus em conjunto com o Governo do Estado . A vacinação vai continuar ao longo da semana, conforme os grupos definidos.
Desde às 9h desse sábado (12), 57 pontos de vacinação foram abertos em toda a cidade. A Arena da Amazônia, o Centro Cultural Vasco Vasques e o Sambódromo funcionaram por 32 horas seguidas. A estrutura foi montada em tempo recorde, já que as autoridades anunciaram a medida na última quarta-feira (9).
De acordo com o “Vacinômetro” da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), o total de 141.649 primeiras doses de imunizantes foram aplicadas neste final de semana. O mutirão teve como público-alvo pessoas da faixa etária de 40 a 51 anos. Manaus já registra mais de 909 mil doses de vacina contra a doença – entre primeira e segunda doses – aplicadas desde que a campanha teve início.
Em diversos pontos de imunização, a intensificação na campanha recebeu elogios pela agilidade e organização nos serviços prestados por servidores da Semsa. Esse movimento tem como objetivo agilizar o processo de imunização da população de Manaus contra o novo coronavírus.
Para uma melhor logística da iniciativa, a Prefeitura de Manaus enfatizou que a população se guiasse pelo “Filômetro”, ao sair de casa para se vacinar. A ferramenta indicava o tamanho das filas em cada posto, classificadas em pequena, média, grande ou gigante.
Relatos de quem recebeu a primeira dose do imunizante:
A técnica de enfermagem Evelly Gabriela salientou que se sente orgulhosa em fazer parte desse mutirão de vacinação, principalmente, porque está desde o mês de janeiro participando, diariamente, da campanha de vacinação organizada pela Semsa.
“Para nós, tem sido uma batalha contínua e diária. Estamos na vacinação desde o dia 29 de janeiro, e todos os dias estamos vivendo esse desafio de ter que organizar fila, fluxo e vacinação. É uma equipe trabalhando todos juntos por um propósito. Então, me sinto muito feliz por fazer parte deste momento histórico da sociedade brasileira e acredito que a população também está muito feliz por fazer parte desse mutirão de vacinação”, concluiu Gabriela.
A dona de casa Erilene Araújo, 46, aproveitou para tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila da Prata, localizada na zona Oeste.
“Era muito esperada essa oportunidade de receber a primeira dose e estou muito feliz. Durante a pandemia, aconteceram muitas coisas nas famílias, então, estava muito ansiosa por isso. Escolhi essa UBS porque moro no bairro há 30 anos e vi toda a estrutura que foi montada. Não demorou 30 minutos para ser atendida e receber a minha dose”, informou Erilene.
Por último, o motorista Wendel Lima da Silva, 42, escolheu a UBS da Redenção, para receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
“Receber a primeira dose é um estímulo para seguir na guerra contra a doença que trouxe tanto sofrimento para várias famílias da cidade de Manaus. Estava esperando essa vacina há muito tempo. Achei ótima a ação da prefeitura. Quando soube, busquei logo informações onde poderia ser vacinado e já me programei para vir receber a dose. Tenho só elogios pelo atendimento e convido a todos a também buscarem esses pontos. Não demorou 10 minutos para ser vacinado”, disse o motorista.
- Fonte: Semcom / G1 / Portal do Holanda.
- Foto: Matheus Castro / G1 / Tadeu Rocha / Divulgação.