Nesta última quarta-feira (16), houveram atualizações no caso do “serial killer do distrito federal”, visto que o homem identificado como Lázaro Barbosa, de 32 anos, voltou a cometer crimes e aterrorizar os moradores das regiões próximas à cidade de Edilândia, localizada entre o estado de Goiás e o Distrito Federal.
Lázaro é acusado, nos últimos dias, de matar quatro pessoas, balear cinco, invadir chácaras, fazer reféns, roubar veículos e atear fogo em uma casa.
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), o criminoso fez uma família de refém na última terça-feira (15), e ainda, baleou um dos agentes da Polícia Militar que participava do resgaste do casal e de sua filha, de 16 anos. Durante a ação, houve trocas de tiros entre integrantes da corporação e Lázaro, mas apesar de tudo, a família saiu ilesa.
“Logo após o confronto com o suspeito, o PM foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Anápolis no helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar. Ele foi atendido na unidade de saúde e já está em casa”, informou a SSP por meio de nota.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, o trio foi resgatado pela corporação por volta das 15h, após a adolescente conseguir enviar uma mensagem para um policial pedindo socorro. O próximo passo planejado por Lázaro seria levá-los para a beira de um córrego da região e executá-los.
Série de vídeos do momento do resgate:
Além das ocorrências recentes, Lázaro agora também é acusado de ter invadido uma casa, ferido um dos moradores e roubado celulares, no último dia 29 de maio. O ladrão estava encapuzado, portando duas armas de fogo e um colete a prova de balas, segundo o boletim de ocorrências.
O documento da Polícia Civil informa que o ladrão rendeu todos que estavam na área da casa e os levou para uma sala. No local, ele determinou que os moradores ficassem deitados com as mãos para cima.
Eles ainda relataram que o assaltante estava muito nervoso e disparou duas vezes após pedir que todos entregassem os celulares. Segundo os relatos, um dos disparos atingiu o chão e os estilhaços feriram o dono da chácara. Em seguida, o assaltante fugiu com quatro celulares e o dinheiro dos moradores.
O delegado Raphael Barboza informou que algumas as imagens revelam que o homem tem muitas características físicas de Lázaro. O policial informou ainda que o caso está sendo investigado e o inquérito em andamento.
Força-tarefa que já dura nove dias, composta por mais de 200 integrantes de corporações policias de Goiás e do Distrito Federal, continua em ação na busca pelo criminoso. Em última atualização, determinaram que o mesmo se encontra cercado numa área de 10 quilômetros quadrados.
Vídeo gravado pela câmara de segurança da residência invadida em 29 de maio:
Lázaro Barbosa também responde por outros crimes cometidos nos anos anteriores, e dentre eles, roubo e estupro no estado da Bahia. Segundo informações policiais, ele já foi preso algumas vezes, mas em todas acabou fugindo. E seu laudo psiquiátrico comprovou traços como agressividade, ansiedade, psicopatia, tensão, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia.
Confira cronologia dos crimes e das ações do “seria killer” nos últimos 15 anos:
2007: Lázaro Barbosa foi preso em Barra dos Mendes, na Bahia, acusado de duplo homicídio. Secretaria de Segurança Pública diz que ele fugiu cerca de 10 dias após a prisão e é considerado foragido desde então.
2009: Criminoso foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por suspeita de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.
2013: Laudo psicológico feito na Papuda descreve Lázaro como “psicopata imprevisível”, com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controle e equilíbrio.
2014: Prisão de Lázaro foi convertida para regime semiaberto.
2016: Ele fugiu da Papuda.
2018: Lázaro foi preso em Águas Lindas de Goiás, em cumprimento de três mandados de prisão por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro.
23 de julho de 2018: Lázaro fugiu de Águas Lindas de Goiás.
8 de abril de 2020: Ele invadiu uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpeou um idoso com um machado, sendo indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.
26 de abril de 2021: Lázaro invadiu uma casa no Sol Nascente (DF), quando trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para um matagal e a estuprou.
17 de maio de 2021: Ele fez uma família refém na mesma região, ameaçando os moradores com faca e arma de fogo. Nesse crime, ele mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres tiveram que cozinhar e servir um jantar para ele.
- Fonte: Correio Braziliense / Diário de Pernambuco / G1.
- Vídeo: Divulgação.