sábado, outubro 5, 2024

Saúde – “Agora é dose única!” – Primeira remessa com 1,5 milhão de imunizantes da Janssen chega ao Brasil e pode ser utilizada até agosto.

Nesta terça-feira (22), chegaram ao Brasil as primeiras doses da vacina da Janssen contra a covid-19. A primeira remessa, de 1,5 milhão de doses, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 9h.

De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser utilizado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais.

Até a última semana, o governo esperava receber um primeiro lote com 3 milhões de doses. No entanto, na última quinta-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a carga não chegaria e apontou “questões regulatórias” dos Estados Unidos como motivo para o atraso.

O imunizante da Janssen será o primeiro a ser utilizado no Brasil que precisa de apenas uma dose. As outras três vacinas (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca), já em utilização no país precisam de duas doses, com seus respectivos intervalos para completar o esquema vacinal.

A vacina foi aprovada para uso emergencial no Brasil, pela Anvisa, em março. No mesmo mês, ela também foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial.

Os dados apresentados pela fabricante mostram que ela tem 66,9% de eficácia para casos leves e moderados, e 76,7% contra casos graves, após 14 dias da aplicação. A eficácia da vacina chegou a 72% em testes nos Estados Unidos e 68% nos testes feitos no Brasil.

Em pronunciamento no aeroporto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que são “mais 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro”. “Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização”, complementou.

O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses. Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses até setembro, e as outras 21,1 milhões de doses até dezembro de 2021.

O contrato da Janssen prevê o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento US$ 95 milhões na primeira parcela.


  • Fonte: UOL / Correio Braziliense / G1.
  • Foto: Divulgação.
  • Vídeo: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias