sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – Arthur Neto, pré-candidato às prévias presidenciais do PSDB, participa de reunião com a Executiva Nacional e comenta sobre o processo interno do partido.

Nesta terça-feira (22), o pré-candidato às prévias presidenciais do PSDB e presidente do partido no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, participou de uma reunião dos presidentes de diretórios estaduais com o presidente da Executiva Nacional, Bruno Araújo.

No debate foram definidos os procedimentos de realização da votação interna da sigla, em novembro, que vai escolher o candidato que irá concorrer às eleições em 2022.

“O PSDB deu um grande passo com a instituição das prévias presidenciais e estará na sua melhor forma física e técnica para as eleições do próximo ano”, avaliou Virgílio.

Para Arthur, que já defende a realização das prévias há muito tempo, essa já é uma eleição vitoriosa. “O cartorialismo ficou para trás, a ideia de três ou quatro pessoas decidindo quem vai ser candidato ao comando do país ficou para trás. E, daqui adiante, é aperfeiçoar o que já começou bastante bem”, afirmou.

Ainda segundo o pré-candidato, que é ex-senador e ex-prefeito de Manaus, somente com o anúncio das prévias, o PSDB já ocupa mais espaço na imprensa nacional do que qualquer outro partido e do próprio PSDB, antes das prévias. “Um grande passo para um partido de grandes realizações”, assim definiu Arthur este momento.

Arthur Neto participando da reunião nesta manhã (22).

Entre os vários aspectos discutidos durante a reunião, ficou definido que cada candidato inscrito deverá passar pelo crivo da bancada do PSDB no Congresso e obter, no mínimo, o apoio de 1/3 dos deputados federais e senadores. De acordo com o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, a medida não visa inibir candidaturas, mas apenas disciplinar o porte das prévias a serem realizadas. Outra medida aprovada foi a realização de, no mínimo, cinco debates nas diversas regiões do país.

Também ficou definido que o sistema de votação será por meio de aplicativo por reconhecimento facial. Após as prévias presidenciais, o aplicativo será disponibilizado para todos os diretórios que queiram utilizar na realização de prévias locais.

A Executiva Nacional descartou a utilização do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter um custo superior aos recursos do partido tucano, necessitando de desenvolvimento do sistema para as urnas, a logística de distribuição, a contratação de fiscais para monitorar a votação em cada urna, equipe de tecnologia da informação e segurança.

Por fim, foi proposto, com anuência dos diretórios estaduais, que todos os candidatos que obtenham o apoio da bancada federal terão suporte financeiro para a realização da campanha, por meio do Fundo Partidário. Será feita uma consulta ao TSE para estabelecer a organização e aplicação desses recursos durante as prévias.

“O processo será transparente e com a efetiva participação dos filiados”, afirmou o presidente Bruno Araújo. Nos próximos dias serão definidos os critérios para as campanhas e a estrutura das prévias.


  • Fonte: Assessoria de Comunicação / da Redação.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias