Ao decorrer desta semana, a equipe do Portal Manaós recebeu uma denúncia, da autônoma, Lorena Coutinho, de 30 anos, moradora da rua General Glicério, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.
A denunciante do caso, relatou sobre os alagamentos que os moradores da região vem sendo vítimas nos últimos meses, devido a uma suposta obra mal planejada e executada do Prosamim no Igarapé Mestre Chico, realizada pela Construtora Progresso LTDA.
A empresa Construtora Progresso LTDA é responsável pelas obras de macro e microdrenagem no Local, em vista do pregão licitatório no valor de aproximadamente R$ 22.281.338 milhões de reais.
Dentre os relatos apresentados, a denunciante afirma que sua casa foi completamente alagada, pela primeira vez, no mês de abril. Os órgão públicos competentes não compareceram ao local para dar assistência aos moradores.
“Em abril alagou pela primeira vez, eu perdi todas as minhas coisas [sofá, geladeira, cama, armários]. Não apareceu ninguém, de nenhum órgão, nem Prosamim, nem Serviço Social, nem da empresa contratada [Progresso LTDA]. Não me deram nem um auxílio aluguel para me tirar de dentro do imóvel, nada mesmo. Tive que procurar meu ‘rumo’, caso eu não quisesse viver dentro d’água. Cheguei a colocar na justiça, acionei um processo. Quando fiz isso, eles apareceram e até vieram até mim. Apareceu uma assistente social do Prosamim, eles entraram e tiraram foto de tudo, mas não fizeram nada”, afirmou Lorena.
“Com toda essa situação, fiquei com todo meu prejuízo. Já quando foi hoje pela manhã (29), alagou novamente. Desde então não tinha alagado, sempre ficava na porta de casa para alagar. Agora, realmente vou ter que jogar tudo [móveis] fora, nada vai ser aproveitado. E continua alagando, os moradores daqui, da rua inteira, também estão tendo prejuízos. O que mais nos deixa chocados, em meio a tudo isso, é que na hora não aparece ninguém. É um descaso total”, complementou.
Os moradores da região denunciam precária condição de vida, descaso social por parte da empresa responsável, e impossibilidade de habitação. Dentre os relatos os moradores questionam, o valor exorbitante da obra e o resultado que vem impactando em suas vidas.
“Água da chuva? Ok! Mas a água voltando pelo ralo, não é culpa da enchente, e sim do projeto!” Declara Lorena Coutinho.
A redação do Portal Manaós contatou a empresa Construtora Progresso LTDA, e a resposta emitida à imprensa foi:
- Fonte: da Redação.
- Foto: Divulgação.
- Vídeo: Divulgação.