A partir desta sexta-feira (2), a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 entra em uma nova etapa, na qual contemplará pessoas com idade a partir dos 26 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, durante coletiva realizada nesta última quinta-feira (1), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
O prefeito explicou que a abertura da nova etapa ocorre devido à prefeitura ter em seu estoque doses remanescentes das últimas campanhas de intensificação vacinal, realizadas pela Semsa, e ter recebido, no começo desta semana, novas remessas do imunizante enviadas pelo governo federal.
“Faço um convite para que todas as pessoas que estão nessa faixa etária procurem os nossos pontos de vacinação e recebam a sua imunização. Lembrando que Manaus é a segunda cidade do Brasil que está vacinando a menor faixa etária. Nós avançamos muito nas últimas três semanas. Estamos trabalhando para que a cada semana possamos diminuir a faixa etária de vacinação, até chegarmos a toda a população vacinável, acima de 18 anos, imunizada”, enfatizou Almeida.
O chefe do Executivo municipal fez um novo apelo ao governo estadual, para que, nas próximas remessas de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), um maior percentual de doses seja repassado para Manaus. Ele embasou a solicitação revelando que, nas 24 primeiras remessas destinadas para a capital, 97,6% das quase 1,11 milhão de doses recebidas já foram aplicadas.
“Manaus tem, aproximadamente, 54% da população do Estado e recebeu menos vacinas do que o interior. As cidades do interior receberam 1,405 milhão de doses e aplicaram 56% desses imunizantes. Nós utilizamos 97% de toda a vacina que recebemos. Então, o que nós estamos querendo é que, nas próximas remessas, essas vacinas sejam direcionadas a Manaus, para que a gente imunize toda a nossa população acima de 18 anos no menor espaço de tempo possível. É isso que nós estamos solicitando, utilizando a proporcionalidade. Manaus também precisa estar imunizada totalmente”, salientou o prefeito.
Balanço
Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o prefeito David Almeida realizou o balanço da intensificação vacinal realizada na última terça-feira (29), e quarta-feira (30). No total, foram mais de 2 mil servidores da Semsa, sendo 254 equipes formadas por vacinadores, triadores, registradores e pessoal de apoio, com 88.545 doses aplicadas em 36 horas de mutirão.
Documentos
Para receber a vacina é necessária a apresentação de documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia, que ficará retida para controle). Os militares devem apresentar a identidade militar e o CPF.
No caso das gestantes, além de identidade e CPF, é exigido documento que comprove a gravidez (exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante) e para as puérperas (com até 45 dias de pós-parto), declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança.
Postos de Vacinação
Nesta sexta-feira (2), irão funcionar 7 postos, das 9h às 16h.
- Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira (Ponto apenas para pedestres);
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova (Ponto apenas para pedestres);
- Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1 (Ponto apenas para pedestres);
- Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1 (Para pedestre e drive-thru);
- Centro de Convenções – “sambódromo” – avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro (Somente drive-thru);
- Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores (Ponto apenas para pedestres).
- Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Ponto somente para a 2ª dose de CoronaVac (pedestre).
- Fonte: Semcom.
- Foto: Divulgação.