Nesta sexta-feira (9), foi preso o secretário de Inteligência do Amazonas, Samir Freire, durante a Operação Garimpo Urbano, que é uma ação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público do Amazonas. Junto a ele, foram detidos mais três policiais civis.
Samir Freire chegou escoltado por agente da PF à sede do Ministério Público em Manaus. Ele deve prestar depoimento ainda na manhã desta sexta-feira.
A operação investiga a ação de agentes de segurança envolvidos no desvio de cargas irregulares de ouro, obtidas durante abordagem aos transportadores. Ademais, ainda cumpre outros 10 mandados de busca e apreensão em Manaus, interiores do Amazonas e no Pará.
Por volta das 8h, quatro agentes da PF chegaram à sede do MP com um malote com documentos apreendidos durante a operação.
Presos na operção:
- Samir Garzedim Freire;
- Adriano José Frizo;
- Jarday Bello Vieira;
- André Silva da Costa.
Mandados de busca e apreensão:
- Jociel Andrade de Freitas;
- Daniel Piccolotto Carvalho;
- Diego Alves Piccolotto de Carvalho;
- Wagner Flexa Saita;
- Raimundo José Cruz Júnior.
Em nota, o Governo do Estado do Amazonas informou que os agentes públicos estaduais alvos da operação serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das suas funções.
No texto divulgado, o governo diz que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.
- Fonte: da Redação / G1.
- Foto: Divulgação.