sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – “Novas alianças para 2022?!” – Partido Podemos é esvaziado após a saída de Amazonino Mendes.

O ex-governador e ex-prefeito, Amazonino Mendes, deixou o Podemos, partido ao qual estava filiado nas últimas eleições. A decisão foi confirmada pelo deputado estadual Wilker Barreto, líder da oposição ao governador Wilson Lima, durante transmissão ao vivo nesta última sexta-feira (9).

Ainda segundo Wilker Barreto, o ex-governador comunicou a desfiliação do Podemos ainda na manhã desta sexta-feira, e vai para o Democratas, partido comandado por Pauderney Avelino e Marcos Rotta. Candidato a vice de Amazonino nas eleições de 2020, Wilker disse que deve acompanhar o ex-governador.

“Para onde o Amazonino for, eu vou acompanhá-lo, porque eu acredito no projeto que ele traz para o Amazonas. A ida de Amazonino para o Democratas estava construída com o Podemos, que serviria como um partido-satélite. Infelizmente, isso não deu certo”, afirmou.

Nos bastidores, a movimentação para as eleições de 2022 já está grande. Um dos sinais foi uma foto publicada por Adail Filho (PP), ex-prefeito de Coari, junto de Amazonino. A foto foi tirada no dia 23 de junho, na residência do ex-governador, no Tarumã.

Amazonino se filiou ao Podemos em 2020. Antes, ele estava no PDT, partido de Ciro Gomes, pelo qual disputou as eleições para o governo estadual, em 2018. No segundo turno, ele contrariou a ordem do partido e apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Informações dos Bastidores

Segundo informações nos bastidores, irão assumir a cúpula do Podemos o deputado federal Alberto Neto (Republicanos) e Abdala Fraxe (Podemos). O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (9), no auditório Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), localizada no bairro Flores, zona Centro-sul de Manaus.

“Existem as ‘forças ocultas’. O Podemos, que faz oposição aos desmandos que acontecem no Estado, passará a compor o arco de aliança do Governo do Estado do Amazonas. Com esse comportamento, como tudo aquilo que nós repudiamos, nós não temos condições de ficar na agremiação. Eu, como presidente do partido, entreguei a todos os membros as suas cartas de liberação”, disse Wilker Barreto.

Além de Wilker também esteve presente durante o anúncio o deputado Dermilson Chagas. Na ocasião, o deputado Dermilson disse que o Governo tomou o partido, por meio de uma articulação com a presidente nacional da sigla, Renata Abreu, e chamou a manobra de infantil.

“Estão tirando dos deputados e vereadores o objetivo do Podemos. E o partido se torna uma casa vazia, sem conteúdos e desmoralizada. Entra no rol de qualquer outro partido que faz acordo nos corredores e porões. Isso é um desgaste moral e ético”, disse Dermilson.

Também estiveram presentes os vereadores do Podemos Amom Mandel e professora Jacqueline, que anunciaram que vão deixar o partido, mas não anunciaram filiação em outra legenda.

“Eu anuncio que também estou deixando o Podemos. Quando me filiei ao partido, o fiz porque tive uma maior abertura entre todos os partidos para desenvolver o meu projeto da juventude. Nesse momento, enxergo que o Podemos não serve mais à boa política que eu planejei”, disse o vereador Amom Madel.


  • Fonte: D24AM / AM1.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias