Nesta quarta-feira (14), o presidente da República Jair Bolsonaro passou mal e foi levado ao HFA (Hospital das Forças Armadas), em Brasília. Ele foi internado às 5h para fazer exames e o quadro, conforme pessoas próximas ao presidente e fontes do Palácio do Planalto, é de obstrução abdominal.
Essas mesmas fontes revelaram que o problema da obstrução abdominal pode ter relação com várias cirurgias realizadas no intestino do presidente, após a facada durante a campanha eleitoral em 2018.
Ele deverá ficar sob observação entre 24 e 48 horas. Segundo a assessoria, está animado e passa bem. Hoje, Bolsonaro teria um encontro com os presidentes dos Três Poderes, conforme divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas a agenda foi cancelada.
“Foi cancelada a reunião entre os presidentes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo que aconteceria nesta quarta-feira (14). O encontro será oportunamente reagendado”, diz comunicado do STF.
A reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, que seria as 8h também foi cancelada.
Soluços
Nos últimos dias, o presidente tem convivido com um soluço persistente. Em 9 de julho, ele voltou a reclamar do problema a apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada.
“Estou há sete dias soluçando e tenho dois discursos hoje e um amanhã, portanto não vou falar muito. Estou poupando aqui falar”, disse.
Em meados de abril, Bolsonaro revelou que teria de passar por nova cirurgia para corrigir uma hérnia. Trata-se da sétima operação do chefe do executivo federal após a facada que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral.
A confirmação de que o presidente terá de ser mais uma vez internado ocorreu durante conversa com apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada.
“Talvez, neste ano, mais umazinha aí. Mas é tranquilo, hérnia. Eu tenho uma tela aqui na frente, está saindo o bucho pelo lado. Então, tenho que botar uma tela do lado também”, afirmou, na ocasião.
Motociata em Manaus
De acordo com a agenda do chefe do Executivo, ele participaria de uma “motociata” na capital amazonense, neste próximo sábado (17).
No entanto, devido a sua internação, a realização do evento foi cancelada pelos organizadores.
A concentração ocorrereria a partir de 7h30, na Avenida do Turismo, em frente ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sivam).
- Fonte: Correio Braziliense / R7 / da Redação.
- Foto: Divulgação.