domingo, novembro 24, 2024

Manaus – “Manaus Hack 2021” – Prefeitura promove evento de tecnologia e inovação na capital.

A Prefeitura de Manaus lançará uma maratona de programações, que busca estimular a cultura da inovação e geração de soluções tecnológicas. O evento, denominado ‘Manaus Visão Hack 2021’ (Hackathon), será coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e executado pelo Instituto Visão Amazônica.

O lançamento ocorrerá na quarta-feira (28), às 19h, no Casarão da Inovação Cassina, centro histórico da capital.

Na ocasião, será anunciado o período de inscrição para as equipes participantes, bem como as regras da competição, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto. Conforme a organização, o evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa para o ‘Manaus Visão Hack 2021’ é reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, a fim de otimizar os serviços prestados à população.

Hackathon

O termo hackathon é conhecido no universo da tecnologia como a junção das palavras em inglês hack (Programar bem) e marathon (Maratona). O evento tem duração média de 48 horas e ocorre, em geral, nos fins de semana (sexta, sábado e domingo), sem interrupção. Nesse período, os participantes devem pensar e desenvolver uma solução que possa atrelar tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento.

“A maratona vem gerar soluções para encurtar o relacionamento entre a Prefeitura de Manaus e seus contribuintes. O Hackathon será executado com recurso de emenda parlamentar seguindo o que o prefeito David Almeida tem demandado, com soluções tecnológicas e de inovação para melhorar a vida da população em geral”, disse o secretário da Semtepi, Radyr Junior.

Incentivo 

A expectativa é de que um dos diferenciais do ‘Manaus Visão Hack 2021’, será a capacidade de reunir diferentes ‘stakeholders’ do ecossistema de inovação da cidade.

“Queremos com isso incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo na área da indústria 4.0 e contribuir para a formação de lideranças”, informa a chefe de Divisão de Empreendedorismo e Inovação da Semtepi, Nicolle Loureiro.

Segundo a coordenação do ‘Manaus Visão Hack2021’, durante o evento, haverá uma ação complementar na qual serão oferecidas 475 vagas em cursos de capacitação nas áreas de inovação e indústria 4.0, tais como gestão da propriedade intelectual, blockchain, automação e design de interface mobile.

O instituto Visão Amazônica 

O Instituto Visão Amazônica tem sido reconhecido por possuir boa experiência nas áreas de ensino e pesquisa em diversas esferas administrativas (federal, estadual e municipal), por meio de certames licitatórios, carta-convite e convênio, atuando na capital e no interior do Estado.

Em quase 30 anos de atividade, o instituto já participou e venceu vários certames licitatórios, tendo sido aprovadas todas as suas prestações de contas, inclusive em organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A instituição tem como diretora-presidente, a professora Davina Cruz, de 64 anos.

Programação do evento 


  • Fonte: Semcom.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias