A extrema violência cometida por participantes de facções criminosas só aumentaram nos últimos 14 dias de janeiro de 2020.
No total, 55 mortes violentas foram registradas nesse período.
A motivação dessas mortes, segundo investigações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado, está relacionada ao envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.
As organizações criminosas Comando Vermelho e Família do Norte lutam em disputa dos territórios, com finalidade, para vendas de drogas nas comunidades e bairros da capital.
Vários vídeos foram compartilhados nas redes sociais mostrando armamentos de grosso calibre e vítimas sendo torturadas antes de serem executadas.
Nessa disputa pelo poder do tráfico estão os líderes das facções criminosas, Líderando a Família do Norte, João Pinto Carioca, o “João Branco”, José Roberto Fernandes Barbosa, chamado de “Zé Roberto da Compensa”, e Marcelo Frederico Laborda, o “Marcelinho”, cunhado do “Zé Roberto”, que mesmo presos em unidades prisionais federais, ainda comandam a organização e ordenam missões aos soldados e gerentes da organização.
Já pelo lado do COmando Vermelho, os narcotraficantes Wellington Cardoso dos Santos, conhecido como “Mano Kaio”, Alexsandro Oliveira dos Santos o “Sandrinho”, e Gelson Lima Carnaúba, o “Mano G”, são apontados nas investigações do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas por envolvimento em vários assassinatos realizados na capital.
- Fonte:https://amazonas1.com.br/policia/manaus-registra-55-mortes-violentas-nos-12-primeiros-dias-do-ano/
- Imagem: Divulgação/ Josemar Antunes.