Nesta última terça-feira (3), o general de divisão do Exército Brasileiro Carlos Alberto Mansur assumiu a secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).
Isso ocorreu porque, na última semana, o ex-secretário de Segurança do Amazonas, coronel Louismar Bonates, pediu afastamento do cargo. Segundo fontes ligadas a Bonates na SSP, a razão seria para tratar problemas de saúde.
Quem é Carlos Alberto Mansur?
O novo secretário é pai do coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Victor Mansur.
Mansur nasceu em Paranaguá (PR) e iniciou a carreira militar em 1977, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP). Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1983 e classificado no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, sediado em Curitiba (PR).
Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, o general Mansur tem especialização em Manutenção de Material Bélico pela Escola de Material Bélico; Montanhismo, pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha; Inteligência Militar pela Escola de Inteligência Militar do Exército; Comunicação Social, pelo Centro de Comunicação Social do Exército; Inglês, pelo Centro de Idiomas do Exército; e em Operações na Selva, pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva.
Também é pós-graduado em Comando e Estado-Maior, e Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército; em Planejamento Estratégico Organizacional, pela Fundação Trompowski; e Master in Business Administration (MBA), pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Além disso, é mestre em Operações Militares, pela escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Caso Bonates
Louismar Bonates foi exonerado do cargo pelo governador em exercício Carlos Almeida no dia 21 de junho, mas teve a exoneração suspensa pelo governador Wilson Lima no mesmo dia, mantendo-o no cargo.
Segundo Carlos Almeida, a decisão de exonerar o secretário partiu das consecutivas falhas e escândalos envolvendo a cúpula da SSP. Além da crise instaurada com o domínio da criminalidade no Estado, também ocorreu a prisão de um dos principais membros da pasta, o secretário de Inteligência da Segurança Pública, Samir Freire, durante a operação ‘Garimpo Urbano’.
De acordo com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), os suspeitos utilizaram o aparelhamento do Estado para a prática de crimes.
Mansur, que assume o cargo de Bonates, afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho na área de segurança, buscando integração cada vez maior entre os órgãos para promover segurança para os amazonenses.
“Prometo trabalhar 24 horas por dia e os sete dias da semana com total lealdade, dedicação e comprometimento. E buscar cada vez mais pela excelência”, afirmou o novo titular da SSP-AM.
- Fonte: D24Am / G1.
- Foto: Divulgação.