Neste último domingo (22), um incêndio de grandes proporções atingiu a área de mata do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Segundo os gestores do parque, o fogo consumiu mais de de mil hectares da área, o que representa metade do território.
Equipes tentaram evitar que o fogo chegasse ao Hospital Psiquiátrico do Juqueri, que é um dos mais antigos do Brasil, e também ao mirante do parque e à unidade da Fundação Casa, ambos próximos ao parque.
A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h. Até as 19h, as chamas não haviam sido controladas.
O fogo e a fumaça foram tantos que causaram até uma “chuva de fuligem” em vários bairros de SP, como relataram moradores em redes sociais.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas voluntários foram ao local para combater as chamas, mas o relevo do parque e o vento forte dificultaram os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para o atendimento.
O Parque
O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista.
Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente afirmou que contratou diversos serviços para prevenir incêndios na área do parque.
“Neste ano, o Estado está investindo mais de R$ 7 milhões em ações preventivas para combate aos incêndios florestais, que incluem a construção de aceiros, treinamento dos brigadistas, além da aquisição de maquinários e equipamentos de segurança. Importante ressaltar que o período de junho a outubro favorece a ocorrência de incêndios florestais devido ao inverno e à estiagem, que promovem a seca da vegetação.”
- Fonte: UOL / G1.
- Foto: Divulgação.