sexta-feira, novembro 22, 2024

Mundo – Estados Unidos presta homenagem à vítimas do atentado do 11 de setembro.

Os Estados Unidos marcam, neste sábado (11), o vigésimo aniversário em memoria do dia 11 de Setembro, com cerimônias para homenagear os cerca de 3.000 mortos nos ataques do grupo Al-Qaeda.

Um minuto de silêncio foi observado às 8h46am no memorial de Manhattan, onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, exatamente vinte anos após o primeiro avião sequestrado pelos terroristas ter atingido a Torre Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, presidiu a homenagem aos 2.977 mortos (incluindo 2.753 em Nova York) no “Marco Zero” ao lado de antecessores, incluindo Barack Obama e Bill Clinton.

Em duas décadas, o tempo de uma geração, os ataques terroristas mais mortais da história agora estão bem ancorados na história política e na memória coletiva dos Estados Unidos, mas a dor das famílias das vítimas e sobreviventes continua extremamente viva.

Mais cinco minutos de silêncio e homenagens musicais se seguiram para marcar a trágica manhã daquela terça-feira de 11 de setembro de 2001: o colapso das torres de Nova York, o ataque ao Pentágono perto de Washington e a queda de um dos aviões em Shanksville, Pensilvânia.

Como todo 11 de setembro, durante três horas, os nomes das quase 3.000 vítimas foram lidos no memorial de Nova York.

Em uma mensagem de vídeo transmitida na sexta-feira (10) à noite, o presidente democrata pediu “união, nossa maior força”.


  • Fonte: UOL| RFI.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias