sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Com aumento de casos de Covid-19, Amazonas caminha para fase laranja e festas de Réveillon devem ser canceladas em todo o Estado.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) determinou o cancelamento das festas de Réveillon no Estado durante a quarta-feira (08), em razão do aumento no número de novos casos de Covid-19 e o avanço da variante Ômicron no mundo.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) indicam o diagnóstico de 202 novos casos de Covid-19 e um óbito ocorrido na terça-feira, 7/12, elevando para 13.812 o total de mortes no Amazonas.

O município de Manacapuru foi o primeiro do Amazonas a oficializar o cancelamento da festa, no dia 2 deste mês. Depois disso, as prefeituras de Manaus e Presidente Figueiredo também comunicaram o cancelamento dos eventos nos últimos dias.

Na noite da última terça-feira, 7/12, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Estado decidiu suspender a realização de eventos com mais de três mil pessoas em território amazonense. As novas regras constarão em decreto válido para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.

Cancelamentos do Réveillon

A Prefeitura de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) comunicou o cancelamento da festa de Réveillon na cidade por meio de um comunicado publicado nas redes sociais.

“Após uma reunião com a equipe da secretaria de saúde, analisando o surgimento de uma nova variante do Coronavírus e a preocupação com um possível aumento de casos no município, o prefeito Beto D’Angelo decidiu não realizar a festa de réveillon em Manacapuru”, diz a publicação.

No último sábado, 4, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), determinou o cancelamento das festas na capital após recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Mesmo esse evento que iria gerar centenas de emprego e iria ajudar centenas de pessoas que estão precisando de renda neste final de ano, a nossa maior preocupação é com a vida das pessoas. Portanto, atendendo às recomendações da ciência e da medicina, nós estamos cancelando as festas de Réveillon deste final de ano na cidade de Manaus”, declarou David Almeida.

David Almeida cancelou as festas, mas declarou que terá a tradicional queima de fogos em pontos estratégicos da capital amazonense.

“Nós vamos fazer uma queima de fogos na Ponta Negra, Viver Melhor, Itaúba e outras zonas da cidade. Vamos evitar o show na praia, por medidas de segurança, mas vamos celebrar a chegada do novo ano dessa forma, iluminando os principais pontos da cidade, afirmou.

Em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) a decisão de cancelar a festa Réveillon e o aniversário da cidade, no próximo dia 10, foi tomada pela prefeita Patrícia Lopes (MDB), em reunião com secretários municipais, membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e vereadores.

Atividades como a corrida pedestre, entrega do letreiro “Eu Amo Presidente Figueiredo”, entrega da árvore de Natal e cerimônias com restrições da quantidade de pessoas serão mantidas no município, além da possibilidade de manter a tradicional queima de fogos na virada de ano.

“Iremos ampliar as medidas de segurança para as outras ações, e vamos buscar formas de comemorarmos esse aniversário tão importante, de maneira segura para todos”, disse Patrícia Lopes.

Contramão

Enquanto Prefeituras do Amazonas e de outros estados do Brasil que estão cancelando as festas de Réveillon e outros eventos que ocasionem aglomerações, o prefeito de Tefé, Nicson Marreira (PTB) ainda mantém o evento no município. Mesmo com a determinação do Governo do Amazonas para o cancelamento dos eventos, até o momento, o prefeito de Tefé ainda não comunicou se a festa será cancelada.

“A festa da virada de ano traz consigo um momento de celebração e também de reflexão do ano que está passando, abrindo portas para firmar novos compromissos e objetivos para um novo ano. Pensando nisso, entendo que Tefé sofreu muito nos últimos anos, e merece uma virada digna da alegria que faz parte da alma do nosso povo. Estamos preparando uma noite muito especial e aqui vai um spoiler do que está por vir”, publicou Nicson em uma de suas redes sociais.

Após a publicação, o prefeito de Tefé recebeu várias críticas e algumas mensagens de apoio de moradores da cidade.

“Sem necessidade seu prefeito. Tem no mínimo amor ao próximo. Será que o senhor não percebe que o mundo já não é mais o mesmo. Poxa chega de tantas mortes. Esse vírus maldito não acabou. Então pelo amor de Deus, pensa mais antes de fazer besteiras”, disse uma internauta.

Fase laranja

O Amazonas segue na fase amarela (baixo risco), mas se aproxima da fase laranja (risco moderado) na transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), segundo destaca o boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, edição número 30 do ano 2, divulgado nesta quarta-feira, 8, e disponível em: https://bit.ly/3rOdUKi.

Conforme o boletim, houve um aumento na pontuação do Estado a partir do cálculo de avaliação de risco de transmissibilidade do vírus de 8 pontos, em 11 de novembro, para 9 pontos em 6 de dezembro. O escore é o limite para a fase amarela e se aproxima da fase laranja que é indicada de 10 a 14 pontos.

O cálculo é realizado com base na evolução da pandemia e a capacidade do sistema de saúde do Amazonas. Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o novo escore está relacionado ao aumento de casos registrados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados nos últimos 14 dias, que inclui os casos graves de Covid-19.

Tatyana destaca que o Amazonas enfrenta o inverno amazônico, também conhecido como período chuvoso, que segue de novembro a maio.

“Além do novo coronavírus, estão circulando vírus que podem levar a complicações clínicas e internações hospitalares. Por isso, é tão importante que todos façam uso das medidas preventivas à Covid-19”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP.

Entre os vírus que circulam o Estado nesse período chuvoso estão Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Parainfluenza, Coronavírus e Metapneumovírus.


  • Fonte: O Convergente / Secom.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias